exercícios química
Quando reduz o números de elétrons de um átomo, a força de atração que o núcleo exerce sobre os elétrons remanescentes se torna maior, consequentemente será necessário maior energia para retirar esse elétron.
Isso ocorre devido o aumento da sua carga efetiva do cátion uma vez que a remoção de um elétron implica agor a ausência da blindagem nuclear antes promovida pelo mesmo, e de forma mais evidente percebe-se que é mais fácil retirar um elétron de um átomo neutro do que de um íon positivo já que quanto maior a distância entre o núcleo e o elétron menor é a força de atração (e menor é a energia potencial elétrica) entre eles.
1º Potencial de ionização do Al (I1):
Al(g) (+ I1) Al+(g) + e- ⇒ I1 = 577,5 KJ/mol
2º Potencial de ionização do Al (I2):
Al+(g) (+ I2) Al2+(g) + e- ⇒ I2 = 1816,7 KJ/mol
3º Potencial de ionização do Al (I3):
Al2+(g) (+ I3) Al3+(g) + e- ⇒ I3 = 2744,8 KJ/mol
Fonte(s):
Mahan, Bruce M.; Meyers, Rollie J. - Química, um curso universitário, tradução da quarta edição americana - Ed. Edgard Blücher Ltda - 2ª reimpressão - 1997 - São Paulo, SP.
Carvalho, Lauro Chieza de - Estudo das Estruturas Fe:GaAs e Fe:Cs:GaAs por Espectroscopia de Fotoelétrons Excitados por Raios X - Universidade Federal de Minas Gerais - ICEx - 11 de julho de 2005 [1]
Energia de Ionização - Saiba mais - Definição e Tabela Períodica da Energia de Ionização do Átomo
2- Como a primeira energia de ionização do íon CL(menos) está relacionada com a afinidade eletronica do átomo CL?
Teoricamente, sem levar efeitos mais práticos, seriam iguais, basta seguir a Lei de Hess:
- Primeira energia de ionização do cloreto: [Cl-] --> Cl + e-
- Afinidade eletrônica do cloro: Cl + e - --> [Cl-]
Verificamos que uma é o inverso da outra. São iguais, porém possuem sinais opostos, visto que um é endotérmico (ionização) e outro é exotérmico (afinidade