Exercícios Karl Marx
PROF. JOSÉ DE SOUZA HERDY
ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
EXERCÍCIOS MARX
Alunas: Andreza Araújo, Julie Rodrigues, Larissa Melo, Marcele Rosa, Priscila Anjos e Tatiane Rodrigues
Professora: Rosane Lopes
Disciplina: Teoria Sociológica
COMPREENSÃO DO TEXTO – KARL MARX E A HISTÓRIA DA EXPLORAÇÃO DO HOMEM
1) Que relação Marx estabelece entre trabalho e valor?
No sistema capitalista a força de trabalho é vista como mercadoria, diferente das demais produz valor e é considerada pelos economistas ingleses como fonte de riqueza da sociedade. Para Marx o valor de uma mercadoria é determinado pelo tempo socialmente necessário à sua produção, a valorização da mercadoria se da em seu âmbito, pois é na produção que se resulta as diferentes habilidades de cada trabalhador, ou seja, a junção de todos os tempos de trabalho específicos que fará parte do valor da mercadoria.
2) O que você entende por mais-valia?
Na mais-valia o trabalhador produz e recebe o salário necessário a sua subsistência, o capitalista para não ter desvalorização do seu produto aumenta a jornada de trabalho gerando assim o lucro, ou seja, o capital excedido, Marx denomina esse processo como mais-valia absoluta. A mais-valia relativa que é o outro processo, se dá pela produção mecanizada e com pouca dependência de mão de obra, desvalorizando a força de trabalho individual.
3) O que é modo de produção? Qual a sua importância para a análise que Marx faz da sociedade?
Modo de produção é a forma de produção socioeconômica, ele está associado a uma determinada etapa de desenvolvimento das forças produtivas. Reuni características do trabalho, seja ele artesanal, manufaturado ou industrial. Existiram sete modos de produção: primitivo, asiático, escravista, feudal, capitalista, comunista, e sociedade