Exercícios fisioterapêuticos
Alunas: Luciana Perin Alves Iago Calistro Michelle Spello Fernanda Nogueira
No artigo “Efeito de exercícios terapêuticos no equilíbrio de mulheres com osteoartrite de joelho: uma revisão sistemática”pesquisa realizada por Andressa Silva, Paula R. M. S. Serrão, Patrícia Driusso e Stela M. Mattiello, tem como foco mostrar evidências clínicas da importância do exercício físicos na melhora de sintomas para a osteoartrite em mulheres.
A osteoartrite é uma inflamação na articulação causada por excesso de peso, musculatura fraca em torno da articulação e nas mulheres, também por motivo hormonal (menopausa).Um dos principais sintomas é a falta de equilíbrio que ocorre pela interferência nas células do sistema nervoso central aferente propriaceptivo.
Até hoje o que se acredita é que o melhor remédio para prevenção e cura é a realização continua de exercícios físicos para fortalecer a musculatura de sustentanção da articulação danificada, nesse caso, a musculatura é a do quadril, coxa e joelho.
Os métodos de pesquisa foram artigos variados, ligados ao tema (em váriso países).Foram selecionados 9 artigos finais para análise, onde tiveram como pacientes (alguns de ambos os sexo) mulheres, comparando dados de avaliação pré e pós-intervenção.
Na maioria dos estudos tiveram como resultado satisfatório para realização de exercício físico na melhora de equilíbrio das pacientes.As pesquisas mostraram que o a combinação de vários tipos de exercício (hidro, força, etc), frequência e tempo de realização, interferem diretamente para um bom resultado.
O que concluíram é que apesar de não se ter ainda comprovações clínicas devidas da eficácia dos exercício físico como remédio para recuperação de equilíbrio nos casos de osteoartrite de joelho em mulheres, os fisioterapeutas tem usado váriadoss métodos de fortalecimento e preparo físico como solução na melhora dos sintomas e precaução,