Exercícios - Escoamento Superficial
1 – A partir dos dados tabelados determinar a curva-chave do rio. OBS.: Fazer com que a cota fique no eixo (X)
2 – Com a curva-chave obtida do evento anterior, determinar o hidrograma do seguinte evento de cheia:
3 – Durante um ensaio em um rio, um flutuador foi solto por um técnico para um segundo técnico que estava posicionado a uma distância de 8m a jusante do rio. O flutuador levou 1,2 minutos para percorrer a distância. Sabendo que a área da seção do rio é igual a 15 m², determinar a vazão desse rio nessa seção.
4 – Um rio cuja seção mede 6 m foram feitas medições com molinetes nas respectivas profundidades especificadas. Determinar a vazão do rio nessa seção de medição, sabendo que Q=Σqi.
5 - Durante uma longa estiagem de um rio foram feitas duas medições de vazão, com quatro dias de intervalo entre si, conforme a tabela abaixo. Qual seria a vazão esperada para o dia 03 de setembro do mesmo ano, considerando que não ocorre nenhum evento de chuva neste período?
Data
Vazão
14/ago
60.1
15/ago
-
16/ago
-
17/ago
-
18/ago
57.6
6 – Explique através de um exemplo hipotético todas as etapas de um escoamento superficial, desde o inicio da chuva ao término.
7 – Dada uma seção de um rio qualquer, explique como se processa os fenômenos de infiltração e exfiltração através das zonas ripárias e hiporreicas durante as fazes de cheias e seca.
8 – De acordo com uma dada bacia hidrográfica, quais são as características de uma bacia que podem influencia no tempo de concentração. Explique através de exemplos de hidrogramas.
9 – Na formação de um hidrograma de cheia vários são os tempos associados a formação do mesmo. Explique cada tempo característico.
10 – Explique resumidamente todos os métodos utilizados para medição de vazão em rios.