Exercícios Economia Industrial
CSA150 – MICROECONOMIA III: ECONOMIA INDUSTRIAL
1º semestre / 2013 - 5° período – Lista de exercícios
1) Marque verdadeiro (V) ou falso (F)
( ) Pode-se dizer que as razões de concentração [CR(k)] são as melhores medidas disponíveis de concentração porque captam o efeito de qualquer processo de fusão ou aquisição de empresas num determinado mercado.
( ) O modelo de concorrência monopolística de E. CHANBERLIM demonstra que, havendo livre entrada e miopia decisória das empresas, a concorrência faz o preço convergir para o Cme mínimo de longo prazo, exatamente como em concorrência perfeita.
( ) No modelo de concorrência perfeita, o preço corresponde à escassez relativa, daí o significado econômico da igualdade entre P, RMg, CmgLP e CMeminLP quando a firma está em equilíbrio no longo prazo.
( ) O chamado modelo E-C-D (estrutura-conduta-desempenho) pressupõe, na sua apresentação original, que a uma relação unidirecional da estrutura de mercado (concentração, elasticidade-preço da demanda, barreiras à entrada) para a conduta e o desempenho das firmas.
( ) O índice HH tem uma estrutura de pesos implícita. Assim, as empresas que tem maior participação no mercado (si), terão menor peso no índice. O inverso se aplicará às empresas que tem menor participação (si).
( ) Relacionando a estrutura de preço-custo numa indústria com as barreiras à entrada, J. BAIN a classifica como: a) entrada fácil, b) entrada ineficazmente impedida, c) entrada eficazmente impedida e d) entrada bloqueada. Pensando sua aplicação aos modelos de preço-limite, são de interesse teórico os casos “a)” e “d)”.
( ) Pode-se dizer que , rigorosamente falando, a diferenciação de produtos depende da existência de preferências subjetivas distintas por dois ou mais produtos.
(V) Enumere, ao menos, cinco atributos que podem ser objeto de