Exercícios de respiração e relaxamento
Respiração diafragmática
De pé, com os calcanhares alinhados aos joelhos, à bacia e aos ombros, coloque suas mãos na barriga, um pouco acima de seu umbigo. Inspire e expire lentamente através do seu nariz. Enquanto você inspira, deve ser capaz de sentir sua barriga se expandindo; Enquanto você expira deve sentir sua barriga voltando à posição normal.
Inspire novamente, e desta vez, deixe o ar sair em pequenas explosões produzindo um som de “SSSSSSS”. Você deve sentir sua barriga movendo-se concomitantemente à respiração.
Com as duas mãos no abdômen, uma acima do umbigo e outra abaixo, inspire. A mão de baixo deve permanecer parada enquanto a de cima deve se mover para fora. Enquanto você fala, tente manter a respiração dessa forma.
Respiração em três passos
Deite no chão com seus joelhos dobrados e os pés planos no chão, com a cabeça repousando em um travesseiro fino. Pouse as mãos na barriga em torno do umbigo. Inspire e expire através do nariz. Relaxe e conscientemente traga sua respiração para a barriga. Imagine o fundo dos pulmões se enchendo enquanto você inspira. Se você começar a se desconcentrar traga sua mente de volta para a respiração. Faça durante alguns minutos.
Em seguida mova suas mãos até o meio da sua barriga, imagine o meio dos seus pulmões enchendo de ar e sinta suas costelas se movendo para cima e para as laterais e de volta ao normal. Novamente, faça isso por alguns minutos.
Agora coloque suas mãos mais acima entre os peitos. Inspire na altura da cintura escapular. Use a sua inspiração para lhe ajudar a abrir caminho através do seu peito. Use a sua expiração, para deixar toda a tensão do seu corpo desaparecer.
Finalmente posicione suas mãos de volta na parte de baixo da barriga e respire usando a totalidade dos seus pulmões. Enquanto inspira imagine seus pulmões enchendo de baixo para cima, enquanto expira imagine-os esvaziando-se de cima para baixo.
Melhorando a constância
Sente-se