Exercícios de metalografia
Questão 1: Explique como funciona o aumento de imagens em microscopia.
O aumento de imagens em microscopia óptica utiliza uma conjunção de lentes divergentes (côncavas) que dispersam o feixe aumentando a dimensão da imagem que este feita forma num determinado anteparo. Em microscopia eletrônica a formação das imagens se dá pela ação de lentes eletromagnéticas (veremos mais detalhes sobre ela após a AV1)
Questão 2: Dê a diferença entre refração e reflexão e a importância destes fenômenos em metalografia.
Refração: passagem da luz de um meio para outro (exemplo água e ar). Em microscopia utilizamos a difração, conceito totalmente diferente da refração
Difração: quando um feixe incide em um material, dizemos que este feixe foi difratado quando sua energia é dividida em outros feixes e o somatório das energias destes feixes é igual ao somatório do feixe original. Um destes feixes difratados é utilizado para a formação das imagens em microscopia.
Reflexão: fenômeno que a radiação apresenta de se propagar na mesma direção porém em sentido oposto ao movimento inicial após o encontro com algum material reflexivo.
Questão 3: O raio X é uma radiação altamente energética capaz de provocar fenômenos no núcleo atômico. Explique como este fenômeno contribui para a microscopia eletrônica.
A energia total do feixe é difratada quando este atinge a amostra gerando feixes difratados com várias energias diferentes. O somatório destas é igual à energia inicial do feixe e o feixe de elétrons secundários é responsável pela formçaõ das imagens em microscopia (sofrem alteração de propagação pelas lentes eletromagnéticas, aumentando a imagem). Veremos mais detalhes após a prova de AV1.
Questão 4: Com relação aos "eclipses" está correta a afirmativa: Questão 4: anulada!!!!
I. São fenômenos celestes de desaparecimento total ou parcial de uma estrela, temporariamente, por interposição do Sol.
II. Quando a Lua está alinhada entre o Sol