Exercícios de Filosofia e Sociologia
01. Leia o fragmento textual e marque a alternativa correta em relação ao tema trabalhado:
"Do ponto de vista da teoria do conhecimento, a consciência é uma atividade sensível e intelectual dotada do poder de análise, síntese e representação. É o sujeito. Reconhece-se como diferente dos objetos, cria e descobre significações, institui sentidos, elabora conceitos, idéias, juízos e teorias. É dotado de capacidade para conhecer-se a si mesmo no ato do conhecimento, ou seja, é capaz de reflexão. É saber de si e saber sobre o mundo, manifestando-se como sujeito percebedor, imaginante, memorioso, falante e pensante. É o entendimento propriamente dito". (Marilena Chauí - Convite à Filosofia).
a) Podemos dizer que a atividade racional dos seres humanos permitem que os mesmos consigam ter consciência sobre realidade somente pelo aspecto intelectual.
b) O poder de análise, síntese e representação que o texto se refere seria a capacidade humana de refletir racionalmente sobre si e sobre o mundo externo.
c) Segundo o texto, a nossa consciência racional não permite o auto-reconhecimento, nem a capacidade de atribuição de sentidos e conceitos.
d) A consciência seria algo apenas abstrato que nos trás subsídios para desenvolvermos a capacidade de entendermos apenas a nossa própria essência.
e) A consciência reflexiva e racional das pessoas é capaz de unificar todas as opiniões subjetivas em classificações universais e absolutas a respeito da realidade exterior.
02. Analise as afirmativas que tratam sobre a Consciência Reflexiva dos sujeitos e marque a alternativa correta:
I - A consciência reflexiva forma-se como atividade de análise e síntese, de representação e de significação voltadas para a explicação, descrição e interpretação da realidade.
II - A possibilidade de reflexão apóia-se em métodos de conhecer e buscar a verdade por meio do aspecto racional.
III - O sujeito do conhecimento não é uma vivência individual, mas aspira à