exercícios de empreendedorismo
GINA CELSO MONTEIRO RECEPUTE
ROSANY SACARPATI RIGUETTI
ADMINISTRAÇÃO GERAL
FACULDADE NOVO MILÊNIO
RESUMO: Este artigo tem como objetivo abordar o tema empreendedorismo, suas características, a atuação do Brasil no Global Entrepreneurship Monitor (GEM) que é o maior projeto de pesquisa sobre a atividade empreendedora.
PALAVRAS-CHAVE: Empreendedor. Persuasão. Visão.
Segundo Dolabela (1999, p. 43) “Empreendedorismo é um neologismo derivado da livre tradução da palavra entrepreneurship e utilizado para designar os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação.” Segundo Schumpeter apud Dornelas (2001, p.37) citado por Cecconollo e Ajzental
(2008, p.2),
O empreendedor vive constantemente desafiado a realizar novos empreendimentos ou a renovar e melhorar negócios já existentes. O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela
introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais.
Segundo Neto (2002, p.9) “Os empreendedores têm idéias ao identificarem as oportunidades. Os empreendedores sociais buscam soluções inovadoras para os problemas sociais existentes e potenciais.”
Segundo Dolabela (1999, p.44) “O empreendedor é alguém capaz de desenvolver uma visão, mas não só. Deve saber persuadir terceiros, sócios, colaboradores, investidores, convencê-los de que sua visão poderá levar todos a uma situação confortável no futuro”. Os empreendedores criam novas organizações, abrem seus próprios negócios, vão em busca de recursos, tecem novas redes de colaboração e apoio mútuo, investem seu tempo e seus poucos recursos naquilo em que acreditam e acalentam dia-a-dia seus sonhos de transformação. (NETO; FROES, 2002,14)
De acordo com Dolabela (1999, p. 45),
O empreendedor é alguém que acredita que pode colocar a sorte a seu favor, por entender que ela