Exercícios de economia
1 – Defina inflação, inflação de demanda e inflação de custos.
a) Inflação: A inflação pode ser conceituada como um aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços.
b) Inflação de demanda: é o excesso de demanda agregada, em relação disponível. Dinheiro demais em busca de poucos bens.
c) Inflação de custos: A inflação de custos pode ser associada a uma inflação tipicamente de oferta. O nível de demanda permanece praticamente o mesmo, mas os custos de certos insumos importantes aumentam e são repassados aos preços dos produtos.
2 – Explique resumidamente as distorções provocadas por altas taxas de inflação:
a) Efeito sobre a distribuição de renda: com a inflação alta, o assalariado tem seu poder de compra reduzido. Até que se tenha um novo aumento salarial.
b) Efeito sobre o mercado de capitais: com a alta da inflação, o valor da moeda vai caindo e os investimentos em poupança e títulos tem uma redução considerável. Os investimentos migram para os imóveis e as terras.
c) Efeito sobre o balanço de pagamentos: com a inflação crescendo, encarecem os produtos nacionais se comparado aos importados. Aumenta-se o volume de importações diminuindo o saldo da balança comercial.
d) Efeito sobre as expectativas: com um cenário de forte inflação, os empresários tendem a esperar a melhora das condições para fazer novos investimentos na expansão da produção, afetando a capacidade produtiva e até o nível de emprego.
e) Efeito sobre o pagamento de empréstimos e impostos: com o aumento inflacionário, quem emprestou dinheiro tende a receber menos, pois parte dos valores foi corroído pela inflação. Quem atrasa o pagamento de impostos, tem que arcar com multa, juros de mora e correção monetária.
3 – Aponte as causas da inflação brasileira, de acordo com as seguintes correntes:
a) Neoliberal: Ligada ao desequilíbrio do setor público.
b) Inercialista: provocada pela indexação generalizada. sucessivos choques agrícolas, principalmente em