Exercícios de classes gramaticais
Por que o burro virou símbolo da ignorância?
“A fama de ser ___________________ (ARTIGO IND.) bicho com comportamento difícil e incapaz de aprender começou na Grécia ___________________ (ADJETIVO)”, afirma Osvaldo Humberto Leonardi Ceschin, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
Por volta de ___________________ (NUMERAL) a.C., o burro ___________________ (ADVÉRBIO) era tratado em histórias como teimoso, bobo e ___________________ (ADJETIVO). Em uma das fábulas de Esopo – narrativas orais sobre ___________________ (SUBSTANTIVO) com características humanas –, o burro veste uma pele ___________________ (PREPOSIÇÃO) leão e tenta assustar ___________________ (ARTIGO DEF.) pessoas, até que é pego pela raposa em um deslize. ___________________ (ADVÉRBIO), ___________________ (PRONOME DEM.) histórias foram passadas para o papel e popularizadas por Fedro, no século I, e pelo francês Jean de La Fontaine, no século XVII.
Palavras ___________________ (VERBO GER.) o burro à estupidez e à ignorância ___________________ (VERBO PRET.PERF.) a aparecer no século II: a ___________________ (SUBSTANTIVO) asinina cogitatio (“raciocínio de burro”, em latim) ___________________ (VERBO PRET. IMP.) parte da obra de Lucius Apuleius, autor de O Asno de Ouro, ___________________ (PREPOSIÇÃO) um homem que ___________________ (VERBO PRES.) um asno. “Na língua portuguesa, o termo ‘burrico’ surgiu no ___________________ (SUBSTANTIVO) XII”, explica Mário Eduardo Viaro, também da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
A B C D C O M E Ç A R A M E F G H I A J K L M F A Z I A N O
U N S P Q R S T U V W X A Y A Z S I S A B C D E F U M A S G
H I J E K L A N T I G A R M S N O G S E S T A S O P Q N R S
T U V X W X Y Z A B