Exercícios da administração
1) O modelo japonês é uma versão sintetizada e melhorada das ideias dos pioneiros da administração como Ford e Taylor. É um dos principais pilares que sustentam a competitividade na economia global. A partir dos anos 70, o Japão começou a ter mais participação no mundo das organizações. 2)Ideias ocidentais: Linha de montagem móvel com trabalho especializados, verificação de controle de todas as fontes de suprimentos, estruturas organizacionais , alto luxo e alto preço , Ford , General Motors , General Electric.
Ideias orientais: Grupo de trabalho autogeridos guerra ao desperdício, produção flexível, Just in time quando necessário, alta qualidade e baixo preço ,Toyota , Mitsubishi , Nissan.
3)Segundo o manual Toyota, os desperdícios a serem eliminados para melhor performance da organização se classificam em sete tipos principais: Tempo perdido em conserto, Produção além do volume necessário ou antes do momento necessário, Operações desnecessárias no processo de manufatura, Transporte, Estoque, Movimento Humano e Espera. A eliminação destes desperdícios diminui os custos de produção, sem que o valor do produto para o cliente fique comprometido.
4)Os elementos do sistema Toyota de produção são: * Elementos de desperdícios: visa eliminar desperdícios que não agregam valor nenhum ao produto como espera movimento humano, tempo perdido em conserto, etc. * Fabricação com qualidade: seu objetivo principal é identificar e corrigir o erro na hora, evitando assim frustação futura do cliente. É a manufatura celular e a autogestão e trabalho de equipe. Significa bem na hora. É um processo que consiste em fabricar produtos em geral em pequenos lotes, de acordo com as encomendas dos clientes.
Emprego vitalício, carreira lenta, carreira generalista, controle implícito, divisão do consenso, responsabilidade coletiva, orientação sistemática.
O toyotismo surgiu no Brasil no final dos anos 70 e em