Exercícios Controle Qualidade
DE CONTROLE DE QUALIDADE
1) Para que se instale um sistema de qualidade em um estabelecimento, independente de qual sejam estes, é necessário que se tenha a participação efetiva de todos os envolvidos na cadeia produtiva a fim de garantir-se qualidade em todas as etapas envolvidas na produção. Assim, é preciso que haja o planejamento da qualidade (estabelecimento de objetivos, metas, padrões e ações de responsabilidade. Nesta etapa o planejamento de execução será criado levando-se em consideração o pessoal, os métodos, os produtos, etc.), a manutenção da qualidade (que se da através de acompanhamento e supervisão dos padrões, controle da qualidade, revisão e atualização dos processos a fim de corrigir erros, modernizar os ensaios e melhorar continuamente), melhoria da qualidade (aperfeiçoamento de métodos e técnicas e resolução contínua de problemas descobertos na etapa anterior).
2) Os programas de qualidade são filosofias e estratégias utilizadas como ferramentas-base para a busca continua de qualidade. Entre eles temos:
• O PDCA (to plan, to do, to check, to act) o qual se baseia em planejamento, execução, checagem e ação corretiva.
• O 5s (seiri, seiton, seiso, seiketsu, shitsuke) o qual rege as cinco regras para atingir a qualidade. Senso de utilização e descarte apropriado, senso de ordem, limpeza, padronização e manutenção da ordem.
• Seis sigma é um modelo de gestão da qualidade, inicialmente desenvolvido e implementado pela Motorola em 1986 e baseado nos trabalhos estatísticos de Joseph Juran. A ideia central do modelo é a de que se é possível medir a quantidade de defeitos em determinado processo, então também é possível de uma forma sistemática como é que estes podem ser eliminados, aproximando-nos do "zero-defeitos". Trata-se, portanto de uma metodologia que se concentra na prevenção de defeitos através da utilização de ferramentas estatísticas, sendo aplicável a qualquer processo dentro da