Exercícios com base no texto “empreendedorismo no século xxi”
QUESTÃO 1.
Sim, no inicio do empreendedorismo o empreendedor recebia auxílio do governo para que realizassem os serviços e fornecessem os produtos. Ainda destaca que os primeiros a perceberem a importância do empreendedorismo foram os economistas. Eles queriam entender a importância do empreendedor dentro da economia. Os economistas passaram a perceber que os empreendedores eram pessoas que basicamente aplicavam seu próprio dinheiro em alguma ação empreendedora, e que aproveitavam as oportunidades de mercado para obter lucro, mas correndo algum risco.
QUESTÃO 2.
O processo empreendedor pode ser assimilado e ensinado a qualquer indivíduo, mas, o sucesso será consequência de elementos internos e externos ao negócio, do perfil do empreendedor e, de como ele gerencia as adversidades que pode encontrar no seu dia-a-dia. Podemos enumerar algumas características dos empreendedores bem sucedidos, como: visionários, bons tomadores de decisões, dedicados, líderes, assumem riscos e desafios, bons exploradores das oportunidades, determinados e dinâmicos, criam boas relações, criam valores para a sociedade e são bons planejadores. Isso os leva construírem uma boa rede de contatos com clientes, fornecedores e entidades de classe, gerarem oportunidades de emprego, a serem criativos e inovadores na busca por novas soluções para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
QUESTÃO 3.
Para Joseph Schumpeter, as empresas, no ambiente competitivo em que atuam, não devem basear suas estratégias empresariais de crescimento e maximização dos lucros apenas e tão-somente na variável preço, e sim devem se tornar competitivas “através de novas mercadorias, novas tecnologias, novas fontes de oferta, novos tipos de organização (a grande unidade de controle em larga escala) – concorrência que comanda uma vantagem decisiva de custo ou qualidade e que atinge não a fímbria dos lucros e das produções das firmas existentes,