Exercício
Questões:
1-Tem-se falado muito, ultimamente, sobre a volta da inflação e isso causa grande apreensão e temor na população, principalmente a de baixa renda, por ser a mais prejudicada com o recrudescimento deste mal – a inflação.
a)Como se define a inflação?
É o aumento contínuo e generalizado no índice de preços da maioria dos bens e serviços de uma economia.
b) Quais são as fontes causadoras de inflação, que estão relacionadas à estrutura administrativa do país?.
São vários os fatores que causam inflação:
a)tipo de estrutura de mercado- (oligopolista, concorrência, etc) condiciona a capacidade dos vários setores de repassar aumentos de custos aos preços dos produtos;
b)grau de abertura da economia ao comércio exterior- quanto mais aberta a economia à competição externa, maior a concorrência e menores os preços dos produtos;
c)estrutura das organizações trabalhistas: quanto maior o poder de barganha dos sindicatos, maior a capacidade de obter reajustes de salários acima dos índices de produtividade, e maior a pressão sobre os preços.
2-No estudo das questões inflacionárias, precisamos distinguir três tipos causadores da inflação; inflação de custo e inflação inercial.
a)O que é inflação de demanda? A inflação de demanda é causada quando ocorre o aumento da procura por um determinado bem e serviço, o que faz com que o preço suba.
b)O que é inflação de custo? A inflação de custos é causada pela elevação dos custos de produção, repassados para o consumidor pelo aumento do preço do produto.
As causas mais comuns dos aumentos de custos de produção são:
*aumento de custo de matérias-primas. Exemplo: aumento do petróleo provoca aumento no transporte e de energia com base no diesel, que repassam aos preços dos produtos e serviços.
Outro exemplo é o aumento de preços agrícolas-