exercício
1. Como o autor concebe a Sociologia?
2. O que se entende por ação social?
3. Cite e comente os fundamentos que garantem a legitimidade das ações sociais.
4. O que se entende por relação social?
5. O que se entende por associação de política?
6. O que se entende por poder?
7. O que se entende por dominação carismática?
8. O que se entende por dominação tradicional?
9. O que se entende por burocracia?
10. Descreva os principais fundamentos da burocracia e suas implicações com o processo de dominação
Respostas:
1- A sociologia é uma ciência que pretende compreender a ação social para desta forma explica-a causalmente no seu desenvolvimento e nos seus fatos, nessa perspectiva weber desenvolve seus argumentos inspirados na hermenêutica (arte de ler e interpretar textos).
2- É uma ação na qual o sentido sugerido pelo sujeito refere-se ao comportamento de outros e se oriente nela no que diz respeito ao seu desenvolvimento. A ação social é um ato dotado da significação subjetiva dado por quem o executa. O significado da ação orienta o comportamento de quem a pratica, tendo em vista o passado, presente ou futuro.
3-
4- Conteúdo significativo e reciprocidade na ação social.
5- É o próprio estado. O Estado detém o monopólio de uso da força física. Manifesta-se através da violência. A associação política tem a pretensão de dominar numa faixa territorial. Partido político é uma associação comum no que pretende um cargo no estado para atender os interesses de seus associados.
6-
7- É o tipo de dominação cujo poder de mando decorre das qualidades sobrenaturais que os líderes possuem. Quem manda é o líder quem obedece denomina-se apóstolo ou séquitos. Os tipos mais puros são: o poder do profeta; o poder do herói guerreiro; o poder do demagogo.
8- É o tipo de domínio cujo poder de mando está constituído na crença pessoal que indivíduos têm, devido à tradição, num senhor.
9- É um