Exercício
01) Bem de manhã, Dina foi muito enfática: “Não se esqueça de verificar o resultado do exame de sangue do Pipetão antes de escolher a ração adequada. Lembre-se de que os níveis de ureia e de creatinina são importantes na avaliação da saúde do animal!” Omar deu uma olhada no exame e o resultado indicava 1,20 × 10–4 mol de creatinina por litro de sangue. Os valores de referência, como Rango sabia, seriam aceitáveis na faixa de 0,5 a 1,5 mg × dL–1. A comparação permitiu que ele decidisse entre uma ração normal e uma indicada para cães com insuficiência renal.
a) Qual o tipo de ração escolhido por Omar na alimentação do Pipetão? Justifique.
b) Dina disse que o exame de sangue pode avaliar o nível de ureia. Sabe-se que esse nível é influenciado pela dieta alimentar. Nas embalagens de rações para animais, são dadas informações quantitativas de: umidade, proteína bruta, fibras, gorduras, matéria inorgânica, cálcio e fósforo. Se o Pipetão estivesse com o nível de ureia no sangue acima do limite normal, com qual dessas informações Rango deveria se preocupar ao escolher a ração mais adequada? Justifique.
Dado: fórmula estrutural da creatinina:
Resolução:
a) Primeiro, vamos determinar a massa molar da creatinina. Sua fórmula molecular é C4H7N3O. Portanto, sua massa molar é igual a (12 × 4) + (1 × 7) + (14 × 3) + (16 × 1) = 113 g/mol. Podemos agora calcular a massa de creatinina por litro de sangue:
1 mol ———————— 113 g
1,20 × 10–4 mol —— x x = 135,6 × 10–4 g = 13,56 mg
Portanto, a massa de creatinina presente em 1 dL de sangue é igual a 1,356 mg. Como essa massa está entre os níveis aceitáveis (0,5 a 1,5 mg/dL), a ração escolhida foi a normal.
b) Ele deveria se preocupar com o nível de proteína bruta. Como no metabolismo das proteínas forma-se uréia, ocorreria aumento do nível dessa substância no sangue 02) O nosso herói, logo depois de tratar o Pipetão, foi à cozinha e resolveu