Exercício sobre climatização e instalações
R-> Compressor: O compressor é o dispositivo responsável pela elevação de pressão do fluido, também pela circulação do fluido por todo o sistema. Existem diversos tipos construtivos de compressor, tais como alternativos e rotativos. Destacam-se os de êmbolo ou pistão, que funcionam continuadamente succionando o gás no evaporador, comprimindo e descarregando para o condensador.
Compressor alternativo: enquanto o rotor estiver girando o pistão estará subindo e descendo, alternadamente. Quando o pistão estiver descendo a válvula de sucção abrirá, permitindo que o gás seja succionado, ao começar a subir a válvula de sucção fecha e a de descarga permanecerá fechada até que a pressão atinja um certo valor de descarga, a partir deste valor de pressão a válvula de descarga abrirá deixando o fluido escoar pelo sistema.
(Síntese: É o tipo de compressor que comprime o ar, com um sistema parecido com um pistão de carro. Por isso o nível de ruído é mais elevado, com maior desgaste das peças (menor ciclo de vida) e necessidade de maior consumo de energia para executar o trabalho.)
Compressor rotativo: também é chamado de Scroll. Sua eficiência é maior que a do compressor alternativo, entretanto, para pequenas capacidades é menos usual, isso devido ao valor de aquisição. O compressor scroll possui um menor número de peças móveis, consequentemente, menor ruído, maior suavidade e menor consumo de energia elétrica, todavia, os compressores alternativos continuam sendo muito explorado devido ao preço de aquisição. O princípio de funcionamento desse compressor está baseado na compressão de um fluido, contudo, a elevação de pressão é conseguida de uma forma diferente do alternativo. Esse tipo de compressor possui dois scroll, sendo um fixo e outro gigante, à medida que o scroll móvel gira, faz com que as câmaras