Exercício_MASP 2015_ED
1992 palavras
8 páginas
CONTEÚDO DO TRABALHOA SER ENTREGUE:
1. Grupos de no máximo 6 alunos.
2. Aplicar no mínimo as seguintes ferramentas na solução do problema: gráfico de pareto, estratificação, diagrama de ishikawa, e 5W2H.
3. Entregar o trabalho impresso contendo a evidência de aplicação das ferramentas, a identificação da causa raiz e o plano de ação para eliminar a causa raiz.
4. Um aluno da equipe será escolhido para apresentar e explicar a solução encontrada pela equipe.
ESTUDO DE CASO - FUNDIÇÃO DE PEÇAS
A EMPRESA
A firma PROFUND LTDA. é uma fundição de latão de médio porte cujos dois produtos principais são conexões de grande tamanho tipo “cotovelo”, fundidos em liga especial de latão e derivações tipo “tê” fundidas em liga padrão. Há três meses a empresa aumentou sua linha de produção com a instalação de uma segunda linha de produção que passamos a denominar de linha II e foi necessário aumentar o número das turmas de revezamento de duas letras A e B para três letras A, B e C. Com isso foi preciso remanejar pessoal experiente da produção
(moldadores, vazadores, rebarbadores) das turmas A e B para a turma C e contratar técnicos para cargos de inspetores e chefes de turma.
O processo produtivo consiste, simplificadamente, em duas linhas de produção independentes (linha I e linha II) compostas de moldagem, vazamento, rebarbação, inspeção, estoque e expedição. A seqüência de produção inicia com a preparação da carga do forno, orientada pela chefe de turma, onde o operador do forno (forneiro) pesa e adiciona as matérias primas (sucata de latão, ligas). Após a fusão o vazador enche os moldes que vieram do setor de moldagem, transferindo-os para a área de resfriamento e desmoldagem. Em seguida, as peças desmoldadas vão para a rebarbação e esmerilhamento. Após o esmerilhamento as peças sofrem inspeção 100% , onde são separadas as peças boas das defeituosas.
Tradicionalmente registram-se três grandes famílias de defeitos:
a. Trincas (fissuras, rachaduras);
b. Porosidades