Exercício Infiéis são as marcas
1. Você acredita que o consumidor realmente consome em segmentos diferentes? Comente e justifique sua resposta
Sim. O consumidor da atualidade tem uma postura de consumo dependendo da ocasião em que se encontra. Ele está muito mais apto a experimentação e a diversidade de compra, atingindo segmentos diferentes. É mais critico e não se contenta com uma única opção, visto que cada vez mais os segmentos vão multiplicando seus produtos e a grande concorrência o permite ser mais experimentador e dominador do que presa das marcas.
2. Você acredita que as marcas não estão reposicionando e sim expandindo sua abrangência? Comente e justifique sua resposta
Com certeza. No próprio texto “Infiéis são as Marcas” temos um claro exemplo de uma empresa com essa tendência de mercado de abrangência de marca. A Avon para alcançar novos segmentos ela fez a fusão em sua marca do popular e do luxo, atendendo todos os tipos de mulheres, sem perder valor da marca ou torna-la ineficiente em comunicação de posicionamento de mercado.
3. Você acredita que a entrada de antropólogos, sociólogos e filósofos pode fazer com que os profissionais de marketing percam seu lugar e sua importância nas empresas que lidam com consumidores? Comente e Justifique.
Não. Esses estudiosos poderão agregar conhecimento e trazer um novo ponto de vista para os profissionais de marketing. Tende a ser uma parceria, pois cada um pode atuar e orientar na sua área de conhecimento. Cada um tem know how em sua área e não podemos descartar isso.
4. As mudanças que Edinho Vasques promoveu na Colcci foram feitas sem nenhuma pesquisa de mercado. Você não acha que isto é arriscado e um tanto “amador”? Comente e Justifique.
Essa ação é completamente arriscada e tem grandes chances de ser uma opção errada. Toda decisão de posicionamento deve ser pautada por meio de pesquisa de mercado e conhecimento metodológico do perfil de consumo e consumidor do produto/serviço. Mesmo