Exercício história
01. A modernidade (1453-1789) traz consigo uma nova visão de mundo, outra forma de encarar o homem, que vai se refletir nos estudos sobre a sociedade, resultando numa nova visão da História. Considere verdadeiras as proposições que revelam esta nova visão.
0-0) Concepções teocêntricas e transcendentalistas levaram os historiadores a procurar a essência da História fora do próprio curso dos acontecimentos, relegando a segundo plano os movimentos políticos, sócio-econômicos e intelectuais.
1-1) O espírito crítico decorrente da razão – enquanto qualidade inerente ao homem – revelou-se fundamental na apuração da veracidade das informações contidas nos documentos da Antiguidade Clássica.
2-2) A concepção grega da relação sujeito X objeto – em que o homem é o objeto e a realidade é o sujeito – foi mantida pela História moderna devido à fidelidade dos renascentistas à Antiguidade.
3-3) A periodização estabelecida pelos historiadores renascentistas – Antiguidade, Idade Média e Renascimento (Modernidade) – além de caracterizar a Idade Média como uma época de obscuridade, também não considerou as civilizações americanas, africanas e asiáticas. Origina-se, assim, uma visão eurocêntrica da História.
4-4) Os objetivos de estudo da História do período moderno – as nações, os heróis – refletem a nova realidade político-social: Os Estados Nacionais e o individualismo.
02. A velocidade dos acontecimentos históricos, construções das contínuas mudanças tecnológicas, tem impressionado os tempos atuais. Diante dessa perspectiva, o historiador:
0-0) mudou o conceito de pesquisa histórica, valorizando os acontecimentos anteriores ao século XIX, sobretudo, os séculos da Reforma e da propagação das ideias renascentistas.
1-1) deu mais atenção à história cultural, usando também fontes produzidas pelas camadas populares e pelos povos de cultura não-industrializada.
2-2) desprezou a história política da Europa, devido à sua subordinação aos Estados Unidos da