Exercício Financeira
1.
Sob condições de incerteza, que tipos de pesos são usados para determinar o valor esperado e o risco de um investimento?
2.
Se a dispersão dos retornos do Projeto A é grande e a do Projeto B é pequena, qual projeto é o mais arriscado e por quê?
3.
Defina desvio-padrão e calcule o intervalo dentro do qual você pode estimar que
68% dos retornos se encontrarão dentro dele, entre mais ou menos um desviopadrão. Assuma que o desvio-padrão é igual a 10 e a média ou retomo esperado é igual a 100.
4.
Por que você desejaria usar o coeficiente de variação para avaliar os méritos de dois projetos diferentes?
5.
Como a diversificação reduz o risco? Em uma carteira, é melhor o movimento conjunto dos ativos ser positivo ou negativo? Por quê?
6.
Por que o mercado é a medida padrão do risco não-diversificável?
7.
Dados três títulos com os betas de 1,0, 0,8 e 1,4 respectivamente, o que os betas nos dizem sobre o risco não-diversificável de cada título'
8.
Explique como a abordagem de SML pode ser uma ferramenta útil no cálculo do valor presente líquido de um projeto.
9.
Os retornos de um título, quando relacionados aos retornos médios do mercado, produzem uma linha não-diversificável que tem ângulo de 45°. Qual a implicação disso?
10.
Defina a fronteira eficiente e explique o que pode ser feito para melhorar o retorno esperado da carteira que está abaixo da fronteira eficiente.
11.
Calcular o desvio-padrão dos retornos baseando-se nas seguintes informações:
a. Retornos: 1, 2, 3
b. Probabilidades: 0,25, 0,50, 0,25
c. Retorno Esperado: 2
d. Estabeleça um intervalo que cubra um nível de confiança de 95% de retornos ou resultados.
12.
Calcule a taxa requerida de retorno de um título, usando a abordagem de SML, sendo a taxa livre de risco igual a 8%, o retorno médio do mercado 12% e o beta da ação 1,5. Se o retorno efetivo da ação é 9%, ela está sub ou superavaliada?
13.