exercício de uroanalise
CAMPUS DE PARNAÍBA
DISCIPLINA: UROANALISES
PROFESSORA: EMANUELLE
MONITORAS: YHASMINE DELLES, IRISMARA SOUSA
LISTA DE EXERCÍCIO: LIQUIDO CEFALORAQUIDIANO (LCR), LÍQUIDO SEMINAL E LÍQUIDO SINOVIAL.
1) Explique como ocorre a produção do LCR e qual sua função?
É produzido em quantidade de aproximadamente 20 ml por hora nos plexos coroides, quantidade essa reabsorvida pelos vilos aracnoides para manter o volume total de 140 a 170 ml em adultos e de 10 a 60 ml em recém nascidos. Sua produção nos plexos coroides ocorre por filtração sob pressão hidrostática através das paredes doa capilares coroides e por secreção com transporte ativo pelas células epiteliais coroide. Sua função é de distribuir nutrientes pelo tecido nervoso, retirar resíduos metabólicos e servir de barreira mecânica para amortecimento dos traumatismos que porventura atinjam o encéfalo e a medula espinhal.
2) Descreva como é feito o processo de coleta do LCR e quais cuidados devem ser tomados durante a realização do procedimento?
O liquido cefalorraquidiano é normalmente colhido por punção lombar entre a terceira e a quarta ou entre a quarta e a quinta vertebra lombar. As amostras geralmente são colhidas em três tubos estéreis, marcados 1, 2 e 3, na ordem em que são obtidos. O tubo 1 é usado para análises bioquímicas e sorológicas, o tubo 2 em geral é usado para microbiologia e o tubo 3 destina-se a contagem celular, por ser o que menos probabilidade tem de conter células introduzidas acidentalmente pelo procedimento de punção espinhal. Se possível, retira-se um quarto tubo para microbiologia, uma vez que este terá menos probabilidade de conter contaminantes cutâneos. Embora não se trate de procedimento complicado, exige certas precauções, que compreendem a medida da pressão intracraniana e o emprego de técnica acurada para evitar a introdução de infecção ou provocar lesão no tecido neural.
3) Quais as terminologias usadas para descrever a aparência do