Exercício de tga
Caso 1: O FOCO INTERNO DA BIOVITA
Como executivo principal da BioVita, Edmundo Correia sempre procurou organizar a empresa de acordo com padrões racionais e lógicos. Seu ponto de vista é o de que a empresa é uma organização viva e cuja estrutura e funcionamento devem ser melhorados ao longo do tempo, de acordo com as teorias tradicionais. Contudo, Edmundo nota que, apesar da elevada eficiência interna de sua organização, alguma coisa estranha está acontecendo. Apesar de seus padrões excelentes de trabalho, a empresa está perdendo mercado e clientes. Por outro lado, os concorrentes estão passando disparadamente à frente.
Questões:
Edmundo fica matutando: o que será que está acontecendo? Sempre fizemos o melhor. E agora?
BIBLIOGRAFIA
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 6ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000, p. 596.
Resposta: Não basta, para Edmundo Correia, saber que a estrutura e funcionamento de sua empresa devem ser melhorados ao longo do tempo. O mais importante é perceber como e porque alterá-los. Há uma estreita relação entre o ambiente da organização e as técnicas administrativas que devem ser inseridas. Os métodos que funcionam bem em uma empresa não necessariamente produzirão resultados satisfatórios em outra.
O empresário deverá verificar a estrutura de sua empresa para adotar a melhor estratégia. Ao que parece, o seu mercado de atuação está em constante mudança. Por este motivo, deverá adotar um modelo mais flexível de gestão, redefinindo cargos e tarefas, descentralizando decisões e proporcionando aos funcionários o conhecimento de todo o processo produtivo, e não somente em parte.
A mudança no ambiente deve proporcionar imediata mudança de estratégia. Este procedimento é primordial em um mercado competitivo.
Além disso, deve-se ressaltar a importância da tecnologia adotada pela sua empresa. Ela também ajudará a ditar as normas a serem seguidas, a estrutura a ser montada