exercício de filosofia
1-Explique o significado do mito. E a sua importância para a sociedade hoje.
É uma narrativa sobre a origem de alguma coisa ( origem dos astros, da terra, dos homens ...) e proporciona um conhecimento que é mágico e da segurança e bem estar ao homem. Um mito é uma narrativa tradicional com caráter explicativo e/ou simbólico, profundamente relacionado com uma dada cultura e/ou religião. O mito procura explicar os principais acontecimentos da vida, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semideuses e heróis (todas elas são criaturas sobrenaturais). Pode-se dizer que o mito é uma primeira tentativa de explicar a realidade.
2-Cite e explique as funções do mito.
1° - Conhecimento= O mito fornece uma interpretação da realidade. Não tendo ainda acesso a ciência é a filosofia.
2° - Acomodação = Diante do mundo ameaçado. ( As forças da natureza, as doenças, as injustiça, a morte). O mito se apresenta como um ponto de referencia no qual ele procura algum tipo de consolo e segurança.
3° - Organização = A sociedade organiza-se de acordo com os comandos contidos no mito. O mito indica que tipo de relações deve ser estabelecido entre homens e mulheres, como devem ser tratados os jovens e os velhos. A sociedade funciona de acordo com o que esta ordenada pela tradição mítica.
3-Cite e explique a origem e a natureza dos fatos míticos.
Os modelos de construção mítica do real são de natureza sobrenatural, recorre - se aos deuses para compreender a origem e a natureza dos fatos: A origem da técnica; a natureza dos instrumentos; a origem da agricultura; a fertilidade das mulheres; o caráter mágico das danças e desenhos.
4-Relate uma história mítica conhecida sua e explique a sua aplicação em nosso dia a dia. (utilize 10 linhas)
Uma noite, o Bebê Tartaruga estava com muita fome então ele decidiu deixar a segurança do rio em busca de alimento. Logo ele