Exercício de Análise e Síntese
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
PÓLO DE VILA VELHA
CURSO DE QUÍMICA – LICENCIATURA
Política e Organização da Educação Básica
Avaliação Nível I
Item 3.1 do Módulo 3
Quesito letra “a”
Amanda Bobbio
Geysamara da Penha Almonfrey Fonseca
Leonardo Coutinho Ribeiro
Professora Gilda Cardoso Araújo
Vila Velha 2010
1548→ Neste ano fomos criados o Estado do Brasil como província portuguesa ultramarina, e o monarca português deram início à organização da educação no território brasileiro.
1549→ Neste ano o padre veio na armada de Tomé de Souza (Governador Geral) e chegou ao Brasil em março. Em abril, fundou o real colégio da Bahia e, no final do ano, já tinha mandado fundar os reais colégios de Porto Seguro, Ilhéus, Espírito Santo e São Vicente.
1772→ Neste ano havia escolas públicas nas localidades onde havia mestres com o título de professores régios. Essas escolas eram mantidas mediante taxas locais sobre a carne, a aguardente e o vinagre, forma de financiamento que perdurou até a Reforma de Pombal, que estabeleceu o subsídio literário.
1808→ Neste ano especulassem a vinda da Família Real para o Brasil, e assinalou o início da constituição da nacionalidade brasileira, consolidada com a criação.
1815→ Neste ano o “Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve”. Quanto à educação, a vinda da família real significou a inauguração do ensino superior no País, para atender às necessidades urgentes da Corte em terras brasileiras, e o impulso da vida cultural do Rio de Janeiro, com a criação da Biblioteca Nacional, da Imprensa Régia e do Jardim Botânico. Todavia, o ensino secundário continuava a ser ministrado nas aulas régias e o ensino primário permaneceu abandonado, com um decréscimo ainda maior quanto ao papel praticamente inexistente das municipalidades no ensino, tendo em vista o empenho e as despesas em favor da instrução primária, cujo serviço passou a ser