Exercício com base no texto "Em torno do conceito de região"
FONSECA, Antônio Ângelo. Em torno do conceito de região.
Sitientibus, Feira de Santana, n.21, p. 89-100. Jul./dez. 1999
1ª) R: O autor toma como ponto de partida o fato de tradicionais concepções de análises estarem sendo revistas com o atual crescimento do processo de penetrização das relações econômicas, políticas, de finanças e de poder, levando para suas discussões a defesa de algumas posturas que defendem que a análise regional deve ser adaptada a este momento, de modo que, nesse sentido, as tradicionais concepções de região baseadas na individualidade/singularidade devem ceder espaço para as regiões particulares, articuladas a espaço mais abrangentes de caráter estadual, nacional e internacional.
2ª)R: Toma força a partir do final do século XIX, principalmente na França e Inglaterra. Desde então, o tema passa a interessar a outros países e o enfoque vão cada vez mais se diversificando. Na Alemanha destacou-se, naquele período, o conceito de região natural, divulgado por Ratzel, onde ele explica que a existência das diferenciações regionais estava vinculada ao poder que a natureza exercia sobre o homem chegando ao pontoo de determinar o seu comportamento. Com isso foi muito criticado por La Blache . Este partia do princípio de que a natureza oferece possibilidades para que o homem, através de sua cultura e técnicas, interferia na natureza elaborando uma região geográfica singular. Apesar das críticas, eles tinham muitas posturas em comum, com a base empirista, positivista e indutiva.
3ª) R:A região deixa de ser um objeto concreto de análise para se transformar numa criação intelectual, definida a partir de procedimentos classificatórios, originários das ciências naturais. A região é uma classe de área definida estatisticamente com sendo “um conjunto de lugares onde as diferenças internas entre estes lugares são menores que as existentes entre eles e qualquer elemento de outro conjunto de lugares” ( CORRÊA, 1986