Exercício biomol
Primer (= iniciador): sequencia de RNA complementar a fita parental de DNA que é sintetizada pela enzima Primase na origem de replicação. Utilizada pela DNA
Polimerase para dar continuidade a síntese da nova fiita de DNA durante a replicação.
Ori: Região única do DNA onde ocorre o início da replicação. É extremamente conservada e se caracteriza pela presença de sequências repetidas com 9 e 13 bases, ricas em A-T, que são reconhecidas por mais de 9 enzimas diferentes durante a replicação. A Ori é enriquecida na sequência palindrômica GATC, alvo de metilação enzimática na adenina pela Dam metilase.
RNA primase: Sintetiza os iniciadores de RNA.
Fragmento de Okasaki: trechos de DNA sintetizados na fita descontínua do DNA, posteriormente ligados para formar uma fita-filha contínua. Os fragmentos de Okasaki possuem entre 1.000 a 2.000 pares de base em procariotos, e entre 150 a 200 pb em eucariotos. Síntese descontínua de DNA: A DNA polimerase só é capaz de catalizar a síntese de
DNA na direção 5’→3’. A síntese descontínua do DNA permite que seja feita a duplicação de ambas as fitas parentais a medida que a forquilha de repicação avança, embora estas sejam anti-paralelas.
DNA ligase: sela pontos de quebra na cadeia de DNA através da formação de ligações fosfodiéster. DNA Girase (=topoisomerase): Alivia a tensão torsional gerada pela abertura da duplafita durante a replicação.
Fita líder: Fita do DNA parental onde a replicação se dá continuamente na direção