Exercício aula 01
R: Vamos entender o que é tradição: Tradição é uma palavra com origem no termo em latim traditio, que significa "entregar" ou "passar adiante". A tradição, é a transmissão de costumes, comportamentos, memórias, rumores, crenças, doutrinas, leis que são transmitidas de geração em geração. A tradição tem atrapalhado a busca pelo conhecimento da religião, pois já nascemos dentro de tradições, induzidos pelos nossos pais e pela sociedade e, quando começamos a quere voar, ou seja, fazer nossas próprias escolhas, descobrir novos conhecimentos, somos podados por pessoas que dizem ser os donos da verdade, como o ancião de óculos, gerando empecilhos no processo de aprendizagem, não deixando buscar respostas mais afundo sobre determinados assuntos e formar nossas próprias convicções.
b) A partir do texto desta primeira aula, como seria uma relação ideal entre religião e filosofia? Elas são compatíveis uma com a outra?
R: O ideal é uma não se sobressair a outra. A fé e a razão devem caminhar juntas, pois a filosofia é a prática da análise, reflexão e crítica na busca pelo conhecimento do mundo e do homem, ou seja, fundamentação da razão; a religião pauta-se na fé, uma firme opinião de que algo é verdadeiro, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, uma Revelação Divina. Acredito que sejam compatíveis, pois ambas produz sensação de felicidade, uma naqueles que exercitam a fé crendo no impossível e a outra exercita a atitude na contemplação da verdade e também ensinam a investigar, questionar a dimensão espiritual do homem.