exercios - genetica
7-Cada cromossomo é formado por uma molécula de DNA.
Um gene corresponde a uma sequência de nucleotídeos da molécula de DNA, que possui a informação p/ síntese de uma proteína, a qual vai determinar uma característica física ou fisiológica do indivíduo.No entano, sabe-se que apenas 3% do DNA é composto por genes. Os 97% restantes corresponde ao DNA-lixo que são sequências que ñ codificam proteínas.
Assim, as informações do DNA são transcritas no RNA mensageiro, o qual sairá do núcleo e será lido pelos ribossomos, que são organelas responsáveis pela síntese protéica.
10-Diz-se que o código genético é degenerado ou redundante por existirem vários codões que codificam o mesmo aminoácido.
11-Muitos cientistas referem-se como "o dogma da vida" essas três transformações sofridas pelos ácidos nucléicos.
A duplicação é quando uma molécula de DNA duplica-se formando duas moléculas de DNA. Mas o processo não é tão simples como descrito acima. Uma molécula de DNA, quando em processo de duplicação, vai sofrer a ação de uma enzima chamada de DNA-helicase. A função principal desta enzima é desmontar a estrutura de dupla-hélice do DNA, e cada uma das hélices vai sofrer a influencia de outra enzima, a DNA-polimerase que vai promover o pareamento dos novos nucleotídeos. Por último, a enzima DNA-ligase vai, por fim, catalisar os nucleotídeos. A duplicação assume importante papel na divisão celular.
Na transcrição há a produção de RNA a partir do DNA. No processo de transcrição gênica, as duas cadeias de DNA se separam e apenas uma delas serve como molde para o RNA, ocorrendo graças ao auxilio da RNA-polimerase e de ribonucleotídios.
A tradução é a formação de proteínas a partir do RNAm (RNA mensageiro),que contém a