Exercioc sobre abordagem classica da administração
1200 palavras
5 páginas
TGA – I: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOExercício.
01) Construa uma síntese sobre o conceito que define a abordagem clássica da administração. Com o crescimento rápido e desorganizado pelas empresas após a Revolução Industrial, se viu uma necessidade de mudança na Teoria onde elas passaram a ter necessidades de aumentar a eficiência e a competência das organizações, no sentido de obter o melhor rendimento possível dos seus recurso, como evitar desperdício e a economia na mão-de-obra. Nesta abordagem visava uma melhoria nas empresas em busca de melhores resultados.
02) Como se desdobra a abordagem clássica da Administração? Ela desdobra sobre duas orientações, oposta entre si, mas que se complementam com relativa coerência, são elas: A Administração Científica (Taylor) no Estados Unidos e a Teoria Clássica da Administração (Fayol) na França.
03) Construa uma síntese sobre o conceito que define a administração cientifica de Taylor. A preocupação era aumentar a eficiência no nível dos operários, onde puder-se aumentar a produtividade em menos tempo sem elevar os custo da produção. Garantindo para empresas o melhor custo por beneficio.
04) Quais os objetivos da administração cientifica, e qual o principal foco desta teoria pensada por Taylor? Os objetivos principais eram: pagar salários altos e ter custos unitário de produção; Adéqua o trabalhador dando aperfeiçoamento para executar um serviço ou tarefa de modo que a produção fosse cumprida; implatação de melhorias nas condições e ambientes de trabalho. O seu foco principal era a ênfase nas tarefas.
05) Apresente os princípios da Administração Cientifica de Taylor.
* Principio de Planejamento: Substitui no trabalho o critério individual do operário, a improvisação e a atuação empírica, pelos métodos baseados em procedimentos cientifico.
* Principio do Preparo: Selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões e prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o