Exercicios
1. Um concreto convencional é constituído por agregados miúdo e graúdo, aglomerante (cimento) e água. Defina os parâmetros, positivos e negativos, que cada um destes materiais exerce sobre a mistura.
2. De que forma parâmetros relacionados com os agregados, como o módulo de finura, distribuição granulométrica e dimensão máxima característica exercem influência na trabalhabilidade de um concreto.
3. Descreva a influência da incorporação dos seguintes materiais nas misturas de concreto a. Aditivos b. Adições (pozolanas e superpozolanas)
4. O que é trabalhabilidade de um concreto fresco?
5. A trabalhabilidade de uma mistura está diretamente relacionada com a sua fluidez e coesão. Neste sentido, defina cada uma destas propriedades, explicando de que forma estas propiciam uma melhora nas propriedades do concreto.
6. A consistência do concreto é afetada por fatores internos e externos. Diferencie e exemplifique cada um destes fatores.
7. Por definição, o concreto é uma mistura homogênea composta por aglomerante hidráulico, agregados, água e, eventualmente, adições e aditivos. Neste sentido, de que forma as características de homogeneidade influenciarão nas propriedades do estado fresco e endurecido do concreto?
8. Defina as propriedades abaixo e descreva de que forma estas podem influenciar nas propriedades de um concreto. a. Segregação b. Exsudação
9. A resistência mecânica do concreto é determinada pela resistência de três fases da mistura, quais são estas fases? Em concretos convencionais e em concretos de alta resistência (CAR), qual a fase que influencia de forma direta na resistência mecânica do compósito cimentício?
10. Explique de que forma a relação a/c e o tipo de agregado influenciam na permeabilidade e na porosidade de concretos.
11. O que é o fenômeno da carbonatação? Quais são os fatores que influenciam para a ocorrência deste