exercicios
I. O conhecimento especulativo produzido na antiguidade clássica e no medievo tanto aproximadas quanto distantes da forma real do planeta.
II. As representações cartográficas produzidas na Europa medieval eram descoladas da mentalidade da época, na qual predominava uma cosmografia baseada em expedições voltadas ao conhecimento do mundo natural.
III. As representações da superfície da Terra, a partir do Renascimento, tinham estreitas relações com conhecimentos experimentais e ampliaram a concepção predominante na antiguidade clássica sobre a forma do planeta.
IV. A imagem da Terra vista do espaço, sintetizada na frase de Yuri Gagarin: “a Terra é azul”, contribuiu para aprofundar a idéia da fragilidade e finitude do planeta.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, III e IV.
02- (UEL Conh. Ger. 2006) A nova compreensão de mundo que surge com os recursos provenientes das formas geométricas, na passagem da Idade Média para a Idade Moderna, pode ser observada na seguinte afirmação: o triângulo constituído pelos vértices “Homem- Natureza- Deus” apresenta em sua base a relação Homem e Natureza, que assume uma extensão infinita, considerando que o vértice (Deus) coincide com a base, transformando o triângulo em uma reta infinita. (Adaptado de: ANDRÉ, João