exercicios resolvidos sobre literatura brasileira
LITERATURA BRASILEIRA
16. Assinale a alternativa que contém a afirmação correta sobre Senhora, de José de Alencar:
A) O romance atende aos propósitos de representação da realidade brasileira contemporânea ao escritor, de vez que retrata oposições e valores da sociedade burguesa do Rio de Janeiro.
B) As personagens Aurélia e Seixas representam o domínio do indivíduo sobre o social, tema fundamental do Romantismo brasileiro.
C) O romance não atende aos propósitos de representação da realidade brasileira de meados do século XIX, porque simplifica todos os problemas sociais a um conflito amoroso, típico dos romances românticos.
D) A tríade das personagens mais importantes do romance – Aurélia, Seixas e Lemos – representa, respectivamente, a beleza, o poder do dinheiro e a ambição social.
E) Do ponto de vista da qualidade estética, Senhora, sendo um romance da primeira fase do escritor, ainda reflete certa imaturidade de estilo.
Comentário da questão:
O romance Senhora, de José de Alencar, foi publicado em 1875. Trata-se de um romance de proposta romântica (Ah, o amor coroando tudo!) mas com características do Realismo já em vigor Europa, isto é, o questionamento (e a crítica) dos valores burgueses da sociedade em que José de Alencar vivia – II° Império.
17. Aponte a justificativa verdadeira quanto à transição entre Romantismo e Realismo na literatura brasileira:
A) Em Dom Casmurro, Machado de Assis associa elementos da estética romântica, como a devoção amorosa de Capitu por
Bentinho, a outros, da estética realista, como a visão científica pela qual o narrador tenta explicar as semelhanças entre seu filho e
Escobar.
B) As obras de Aluísio Azevedo oferecem uma visão distorcida da realidade do final do século XIX, pois tentam demonstrar a hipótese evolucionista enfocando unicamente personagens das classes menos favorecidas.
C) Assim como