Exercicios psicologia da educação
1. Prova do nível de água 1. Materiais: um vidro transparente com tampa, uma folha de papel branco (tipo A4) dividida em duas partes e canetas hidrocor; 2. Procedimento: antes de começar a prova desenha-se o contorno do vidro nas duas metades da folha de papel e coloca-se água até a metade do vidro. Após deixar a criança sentada coloca-se o vidro em cima da mesa, a sua frente, e entrega-se uma folha para criança, com o contorno do vidro “em pé” e pede-se para ela desenhar a água como ela está vendo. Após ter feito esta tarefa entrega-se a outra metade do papel, com contorno do vidro “deitado” e pede-se para ela imaginar o vidro tombado e em seguida desenhe como água fica nesta situação. Prestar atenção para não tombar o vidro ou deixar a criança fazê-lo. Ao final desta tarefa pode-se virar o vidro para a criança ver como água fica e caso ela queira desenhar novamente coloca-se o vidro em pé e entrega-se nova folha de papel para ela.
2. Prova de conservação de líquidos 1. Materiais: dois copos iguais, um mais largo, outro mais estreito e uma jarra com água. 2. Procedimento: coloca-se a criança sentada em uma mesa, a sua frente, entrega-se um dos copos iguais para ela e fique com o outro. Coloque água (um tanto que não transborde o copo mais fino) no seu copo e peça para a criança colocar o mesmo tanto no dela. Após ela ter feito este procedimento e conferido que o copo dela tem o mesmo tanto pede-se para ela passar a água do copo dela para o copo mais largo. Em seguida pede-se a ela para encostar o copo dela no seu e em seguida pergunte o que está acontecendo com água. Ouvir a explicação da criança e perguntar o porque da sua resposta. Repetir a operação com o copo mais fino.
3. Prova de seriação
3.1 Materiais: cerca de 15 canudinhos para refrigerantes.
3.2 Prepara do material: cortar 1,5 cm do primeiro canudinho, 3 cm do segundo, 4,5 cm do terceiro e assim sucessivamente.
3.3. Procedimento: coloca-se o conjunto