Exercicios praticos
1.1 Associar Ideias as Palavras.
Esse método parte das palavras em direção as ideias. De posse de um dicionário, leia as palavras que encontrar, procurando associar a elas todas as ideias que lhe possam surgir. Você também pode usar as sugestões de vocabulário presentes no livro (p. 167), tomando os substantivos, verbos correspondentes e adjetivos e com eles construindo frases, quer escritas ou faladas.
Por Exemplo:
Conhecimento — Fazer, travar conhecimento; um amplo conhecimento (científico). Inculcar, adquirir, assimilar, possuir, estender, aprofundar um ou vários conhecimentos. Um conhecimento vasto, profundo, extenso, superficial.
Aplicação: "Travei conhecimento com uma pessoa de valor. Trata-se de um sábio, possuidor de um extenso, de um vasto e profundo conhecimento. Minhas relações com ele permitiram que eu adquirisse conhecimentos vários que ele me inculcou e felizmente os assimilei".
Conquista — Empreender, experimentar, tentar, tender, fortalecer, engrandecer uma conquista. Uma rápida, importante, pacífica, vasta, sólida conquista.
Aplicação: “Empreendeu César uma importante e vasta conquista. Fortaleceu-a e solidificou-a".
Construa frases usando as sugestões do vocabulário com os substantivos. Os exercício o familiarizará com as palavras que, depois, sobrevirão fáceis, quando delas precisar para revestir suas ideias e pensamentos.
Fonte: SANTOS, Mario Ferreira dos. Curso de Oratória e Retórica. 9ª ed. p. 163
1.2 Sinonímia Relativa.
Esse exercício facilita o pleno domínio das palavras a partir do domínio das ideias. Consiste em examinar as palavras sinônimas, para captar entre elas, o que têm de semelhança e o que têm de diferença.
Por exemplo: As palavras frágil e débil são sinônimas. Um indivíduo é frágil porque cede ao seu coração, é incerto; mas o débil é inerte, falta-lhe ânimo, vida. Entre grosseiro e descortês há as seguintes diferenças: É grosseiro quem não tem educação, é desatencioso para com os