Exercicios Portugues juridico
PORTUGUÊS JURÍDICO – Prof.ª Valéria Koch Barbosa
Analise as frases a seguir e, se necessário, faça as adaptações que você julgar pertinentes ou aponte inadequações na escrita.
1. A OAB é uma instituição que atua em todo país, por isso, é fundamental a divulgação de suas ações, afim de que a maior parte dos associados conheça os benefícios de estar vinculado dela.
2. O juiz chegou na(à) audiência visivelmente nervoso e ainda reclamou que não havia uma televisão a(em) cores em baixo(embaixo) de sua mesa, pois queria ver o Brasil estrear na Copa.
3. A audiência estava marcada para às(as) 18h, mas ocorreu às 19h:45min, já que haviam(havia) muitas testemunhas a serem ouvidas nas causas anteriores.
4. Às vezes, ficamos a(à) mercê dos argumentos de um criminoso e não nos damos por() conta (de) que estamos na (iminência)eminência de sermos enganados por alguém habituado a mentir.
5. No Fórum, é proibido(proibida) a entrada de pessoas com(em) trajes de banho, mas já aconteceu, naquela comarca lá do interior, dum(de um) homem entrar de sunga, o que corrobora a ideia de que nem todos têm consciência acerca de tal proibição.
6. Não são necessárias muitas testemunhas, pois já existe(existem), no processo, muitas provas que vão de(ao) encontro (da)à ausência de culpa. Prescindimos, por conseguinte, desse rol tão vasto que (s/ h)ora você nos traz.
7. Foram juntadas anexas(em anexo) as cópias da identidade, (do) CPF, (do) comprovante de residência, (da) carteira de motorista, etc.
8. No seu parecer, o juiz disse claramente: “Julgo de que [sic] o requerido é totalmente inocente”.
9. Já fazem(faz) cinco anos que esta ação está tramitando e não houveram(houve) decisões favoráveis ao requerente, cujo(o qual), em princípio, acreditava que teria êxito, mas, no momento, não mais acredita que lhes seja feita justiça.
10. O traficante foi preso com quinhentas(quinhentos) gramas de cocaína e, portanto, não é necessário(a) uma prova adicional