Exercicios N1 2015
“ Olhe pro menino. Sem camisa e descalço. Que chora por comida. Que te pede um trocado. Olhe pro menino. Que não tem onde morar. Não tem pra onde ir. E não tem onde ficar. Olhe em seus olhos. Sinta o ódio animal. A revolta que ele sente. Da injustiça social.” Injustiça Social – Esgoto. In:.<http://www.letras.com.br/esgoto/injustica-social.
A música retrata situação que afronta direitos fundamentais, registrados no texto constitucional brasileiro. Esses direitos traduzem-se em:
A) falácias do legislador constituinte.
B) situações referidas à dignidade humana.
C) valores religiosos, de matriz filosófica.
D) regras gerais, sem eficácia plena.
E) situações políticas, sem viés jurídico.
Questão 02 0,25
Diferencie ética de moral.
Questão 03 1,0
Assinale a definição de ética que se aproxima de seu conceito mais amplo:
a) Ética é sinônimo de moral;
b) A definição conceitual. A ética faz parte de uma das três grandes áreas da filosofia, mais especificamente , é o estudo da ação - práxis.
c) A palavra ética tem origem no termo grego ethos, que significava "bom costume", "costume superior", ou "portador de caráter". Essa definição etimológica é suficiente.
d) A definição legítima sobre a conduta moral, ou ética, cada filósofo falou por se mesmo. Mas, uma definição mais ampla é a ética como parte da filosofia que estuda a ação – práxis da conduta individual na sociedade, correlacionando às influências sociais nesse agir individual e na formação do caráter do ser humano. Ou seja, a junção do conceito e da etimologia, podem levar a uma melhor definição.
Questão 04 1,5
“ A excelência moral se relaciona com as emoções e ações, e somente as emoções e ações voluntárias são louvadas e censuradas, enquanto as involuntárias são perdoadas, e às vezes inspiram piedade; logo, a distinção entre o voluntário e o involuntário parece necessária aos estudiosos da natureza da excelência moral, e será útil também aos legisladores com vistas à atribuição de