exercicios microprocessadores 2014
UNIDADE 1
Capítulo 2 - Arquitectura de Microprocessadores
Ponto 3 - Exemplo com Microprocessador 8085 3 de 7
2.3 - Exemplo de Arquitectura de Sistema Computacional mínimo com microprocessador 8085
É apresentado ao fundo da página um circuito que mostra a implementação dum circuito computacional, respeitando os requisitos enunciados no ponto 1, com o hardware minímo, e controlado por um microprocessador 8085. Os vários blocos constituintes são descritos detalhadamente, assim como também é fornecido o necessário glossário para esta abordagem.
Vamos definir de início alguns termos que iremos usar ao longo da seguinte exposição teórica:
1 º - Bit - Binary information, é a unidade miníma de informação lógica que existe. Tem apenas dois valores possíveis: 0 (Falso) e 1 (Verdadeiro). Em termos físicos e eléctricos podem ser traduzidos em impulsos de tensão e corrente com valores diferentes para Verdadeiro ou "True" e Falso ou "False", referindo os respectivos anglicanismos, muito usados nesta tecnologia.
2 º - Byte - Trata-se dum conjunto ordenado de 8 bits e traduzem quantidades em binário entre 0 e 255. São estas formas físicas de informação que circulam nos buses em 8 condutores paralelos de cobre ou em fibra óptica.
3 º - BUS - Os Buses não são mais do que conjuntos de condutores ordenados por onde passam impulsos eléctricos que traduzem a informação a transmitir, normalmente sobre a forma de bytes.
O circuito computacional ´mínimo com microprocessador 8085 é constituído pelos seguintes blocos, e componentes: 1º - Microprocessador CPU 8085:
Fig. 1 - Microprocessador 8085
O Microprocessador 8085 é neste caso o elemento mais importante do circuito e é nele que todas as operações lógicas e aritméticas são realizadas.
É este componente que define todas as decisões a tomar no decorrer dos processos de computação, tendo em conta em cada instante as entradas do sistema, a partir do utilizador