Exercicios Fisicos em Altas Temperaturas
Estimular a contração muscular, isto é literamente “tremer de frio”, pois grande parte da energia despendida para gerar energia mecânica (contração do músculo) é “perdida” em forma de calor, portanto, temos uma geração de calor ao contrair a musculatura.
Estimular a vasoconstrição dos vasos da periferia, principalmente mãos e pés, fazendo com que, menos sangue se vá para as extremidades onde irá perder calor, fazendo assim, com que o sangue se concentre principalmente no centro do nosso corpo (tronco e cabeça). A vasoconstrição das extremidades pode acarretar alguns problemas, inclusive a necrose destes tecidos, isto é, literalmente a morte destas parte do corpo, sendo muito comum o acontecimento de casos assim em sujeitos submetidos a condições de temperaturas extremas.
Com estas duas ações, é esperado que a temperatura corporal volte ao equilíbrio, onde então, o sangue já não esta em uma temperatura baixa o suficiente para estimular o hipotálamo a produzir estes efeitos.
Os principais fatores que induzem a uma redução da temperatura corporal são:
Condições do Ambiente como temperatura do ambiente (é esperado que em ambientes mais frios, ocorra uma redução da temperatura corporal), velocidade do vento (quando nosso corpo é atingido pelo vento, ele induz a uma redução da temperatura. Por exemplo, quando vamos comer uma sopa, porém a mesma está muito quente, nós assopramos ela , com o objetivo deste vento ao tocar nela reduza sua temperatura), umidade do ar (quantidade de água no ar) e principalmente a superfície corporal exposta, isto é, quanto do nosso corpo está descoberto (é esperado que ocorra uma perda