Exercicios de reologia
- Indicar a posição e o nome de cada uma das cinco regiões de viscoelasticidade.
- Como a curva muda se o polímero é semicristalino?
- Como a curva muda se o polímero possui ligações cruzadas?
Resposta:
Para um polímero amorfo linear:
Cada região é associada a um mecanismo de relaxação:
Para polímeros semicristalinos ou com ligações cruzadas:
O comportamento dos termoplásticos completamente amorfos e completamente cristalinos se encontra abaixo e acima daquele para o material 100% cristalino. O material completamente cristalino é
2.semelhante a um metal ou cerâmica que a viscoelasticidade de polímeros.
Discutir dois ensaios para avaliar permanece rígido até o seu ponto de fusão.
Resposta:
Análise Dinâmico-Mecânica (DMA):
Técnica própria para testar o comportamento viscoelástico de sólidos. Esse ensaio é capaz de fornecer informações a respeito do comportamento viscoelástico do sistema , desmembrando o módulo em dois componentes: a contribuição elástica e viscosa. Neste tipo de experimento, a tensão ou a deformação é uma função oscilatória, normalmente senoidal com frequência angular ω = (2πf).
Suponha que o equipamento aplique uma deformação senoidal do tipo ϒ = ϒ0. sen ωte meça a tensão resposta como uma função da variação da temperatura ou da frequência. Essa tensão resposta irá depender do comportamento do material. Matematicamente, é possível acompanhar como as informações a respeito das contribuições elástica e viscosa do material.
Para melhor compreender o significado da deformação senoidal, comp0are o movimento que ocorre em ensaio estático e dinâmico para uma deformação tipo tração. No ensaio de tração estático, o corpo é deformado uma única vez e a tensão ou deformação é medida, conforme demonstrado na figura A. Em um ensaio de tração dinâmico, o ponto móvel representado na figura B, faz um movimento de “vai e vem”.
Ensaio de fluência:
Neste ensaio a