Exercicios de java
LABORATÓRIO BASE DE JAVA6
TIPOS PRIMITIVOS &
ESTRUTURAS DE CONTROLO
PROF. F. MÁRIO MARTINS
D I /U M
VERSÃO 2.0
20 10
© F. Mário Martins
Laboratórios de JAVA: Java Base
2009-2010
FICHA PRÁTICA 1
LABORATÓRIO BASE DE JAVA
SÍNTESE TEÓRICA
JAVA é uma linguagem de programação por objectos. Porém, a tecnologia JAVA é muito mais do que a linguagem de programação em que se baseia. A figura seguinte mostra a arquitectura de software correspondente ao ambiente JSE6 que é necessário instalar nas nossas máquinas para executarmos e criarmos programas escritos em JAVA (na sua versão mais actual JAVA6).
Figura 1 - Arquitectura JSE6
Quando programamos em JAVA6 temos à nossa disposição todas estas bibliotecas predefinidas, que possuem disponíveis classes para quase todas as mais diferentes funcionalidades necessárias às nossas aplicações.
Porém, o nosso objectivo neste contexto é conhecermos o núcleo fundamental da linguagem, e as suas construções básicas para realizarmos programação sequencial, mas seguindo princípios rigorosos da Engenharia de Software que são mais facilmente respeitados se utilizarmos correctamente características e propriedades disponíveis no paradigma da Programação por
Objectos e suas linguagens (cf. C++, C# e JAVA).
A execução de um programa JAVA passa fundamentalmente pela compilação do seu código fonte para um código intermédio, designado byte-code. Este byte-code, que é o resultado da compilação, é um código standard que poderá ser em seguida executado (interpretado) por uma qualquer Java Virtual Machine (JVM). Naturalmente que, para cada sistema operativo e arquitectura, existirá uma JVM específica que interpreta correctamente o byte-code em tal contexto
Laboratórios de JAVA: Java Base
© F. Mário Martins
Pág. 2
(cf. Windows, Linux, Solaris, PDA, Java Card, etc.). Neste facto reside a grande portabilidade e flexibilidade da linguagem JAVA.
Java byte-code
(1010100010010001)
Biblioteca de Classes
Java
Class
Loader
S
D
K