Exercicios de Informatica
Por que dizemos que existe uma subutilização de recursos em sistemas monoprogramáveis?
Porque quando qualquer programa executado, ele deveria aguardar o termino do programa corrente. Ele permitia que o processador, a memória e os periféricos permaneçam dedicados apenas para a execução de um único programa. Quando um programa aguarda, por exemplo, a digitação de um dado, o processador permanece ocioso, sem realizar qualquer tipo de processamento. É por isso que a memória acabava sendo subutilizada.
Capítulo 1, questão 8
Quais as vantagens dos sistemas multiprogramáveis?
Nele os recursos computacionais são compartilhados entre diversos usuários e aplicações. Nele também, enquanto um programa espera uma operação de leitura ou gravação, outros programas podem ser processados nesse período.
Capítulo 1, questão 11
O que caracteriza o processamento batch? Quais aplicações podem ser processadas neste tipo de ambiente?
Ele se caracteriza por ter programas executados de forma sequencial. Nele, os programas não exigem interação do usuário, lendo e gravando dados em discos. Podem ser executados cálculos numéricos, backups, compilações entre outros. Um bom exemplo de operação que é executada em Batch e a compensação bancária
Capítulo 1, questão 12
Como funcionam os sistemas de tempo compartilhado? Quais as vantagens em utilizá-los? Os sistemas de tempo compartilhado (time-sharing) permitem que diversos programas sejam executados a partir da divisão do tempo do processador em pequenos intervalos, denominados fatia de tempo (time-slice). A vantagem na sua utilização é possibilitar para cada usuário um ambiente de trabalho próprio, dando a impressão de que todo o sistema está dedicado, exclusivamente, a ele.
Capítulo 1, questão 13
Qual a grande diferença entre sistemas de tempo compartilhado e tempo real? Quais aplicações são indicadas para sistemas de tempo real?
Os sistemas de tempo real são muito semelhantes aos