Exercicios Bakhtin (gêneros do discurso)
Segundo o autor, o enunciado é constituído por conteúdo temático, estilo e construção composicional. Esses três aspectos se fundem indissoluvelmente no todo do enunciado e são marcados pela especificidade de cada esfera social. Discuta cada um desses aspectos e a relevância deles para a definição proposta pelo autor. (Questão 3 no estudo dirigido)
Primeiramente vale ressaltar que esferas sociais são domínios discursivos que se dão pela interação com o outro por meio da linguagem. Segundo, quando o autor diz que os três aspectos se fundem indissoluvelmente no todo do enunciado, ele quer dizer que os três elementos fazem parte do enunciado e que ele não funciona (não cumpre seu papel) se houver a ausência de qualquer um deles.
O Estilo é individual (cada pessoa escreve a seu modo, tem sua individualidade) e está ligado ao enunciado, ou seja, é inerente ao gênero. O Estilo por sua vez, refere-se a uma forma de apresentação do conteúdo, que pode ser dado informal ou formalmente, por meio da seleção de recursos lexicais, fraseológicos e gramaticais que são utilizados por quem anuncia a mensagem, pelo enunciador.
O conteúdo temático equivale às escolhas e objetivos comunicativos do autor em relação ao tema abordado em um determinado gênero discursivo. É tratado neste, a forma que tal tema será trabalhado e qual abordagem será feita/desenvolvida no texto.
A construção composicional refere-se a estrutura interna do enunciado, ou seja, a adequação temporal, espacial, o gerenciamento de pessoas no texto e quais os elementos do discurso (os dizeres) que serão articulados no gênero
O que podemos entender por polifonia? Qual a sua relação com o estudo do gênero? (Questão 6 no estudo dirigido)
A Polifonia se caracteriza pelos vários dizeres que se encontram no meu dizer, ou seja, é definida por todos os dizeres que ouvi, estudei ou li, por todas as “vozes” que participaram do meu processo de socialização, pois, não é possível construir