Exercicios ASO
Conveniência
Execução de programas Operações de I/O Sistema de arquivos Detecção de erros
Eficiência
Alocação de recursos Proteção Contabilizações
2-
Gerenciamento de processos, criação, fechamento, escalonamento, prioridades e comunicação entre eles.
Gerenciamento da memória principal: Alocação, desalocação, proteção e abstração da memória virutal.
Gerenciamento dos sistemas de I/O.
Conexão em rede: Conexão com os dispositivos e implementação dos protocolos de rede.
Sistema de proteção (autorização a usuários).
Implementação de sistema de arquivos.
3- Do ponto de vista de projeto (arquitetura), segundo Tanenbaum (1999):
Núcleo monolítico ou monobloco: o núcleo consiste em um único processo executando numa memória protegida executando as principais funções.
Micronúcleo ou modelo cliente-servidor: o núcleo consiste de funções mínimas (comunicação e gerenciamento de processos), e outras funções, como sistemas de arquivos e gerenciamento de memória, são executadas no espaço do usuário como serviços; as aplicações (programas) são os clientes.
4- São programas em execução na memória.
Novo
Em execução
Em espera
Pronto
Terminado
5- Um thread é uma unidade básica de execução na CPU. Um único processo pode ter diferentes threads. Cada thread compreende um ID, um contador de programa, um conjunto de registradores e uma pilha.
6-
A fragmentação interna é a perda de espaço dentro de uma área de tamanho fixo. Numa memória secundária, ela ocorre quando um arquivo ou fragmento de arquivo não ocupa completamente o espaço da unidade de alocação destinado a ele, causando desperdício de espaço. Cada unidade de alocação não pode comportar fragmentos de arquivos diferentes.
A fragmentação externa ocorre em sistemas de arquivo quando muitos arquivos de tamanhos diferentes são criados, modificados em seu tamanho, e/ou eliminados. O efeito é pior se um arquivo que é dividido em muitas pequenas partes for eliminado, porque isto deixa regiões pequenas de espaço livre.