Exercicios Abdominais E Perda De Barriga 1
Prof. Marcelo Lemos, Educador físico CREF. 015386-G/SC
É muito comum vermos pessoas nas academias realizando inúmeros exercícios abdominais com o intuito de perder barriga. Bem, venho através desta postagem, esclarecer algumas situações sobre exercícios abdominais e perda de barriga. Para começar, gostaria de lembrar que a musculatura abdominal é um grupo muscular como outro qualquer, e por isso precisa de treinamento na medida certa, sem exageros, pois todo músculo depois de treinado, precisa de um tempo para se recuperar, além disso, seu abdômen já é muito solicitado no dia a dia e durante a execução de outros exercícios, pois ele é um dos responsáveis pela estabilização do seu tronco. Treinar abdominais em excesso não só é ineficaz para a redução do volume abdominal como também pode ser prejudicial, podendo levar até mesmo a alguns problemas de saúde, como pubalgias e desequilíbrios musculares. É importante lembrar também que a gordura não some do nosso corpo de maneira localizada e sim de uma maneira geral (coxas, abdômen, quadril, glúteos, etc.), é claro que cada pessoa vai perder gordura primeiro na região em que seu organismo tem mais facilidade de perder ou menos facilidade de armazenar. Um exemplo bem claro disso acontece quando alguém emagrece e fica com o rosto mais fino. Com certeza essa pessoa não fez exercícios para emagrecer as bochechas, mas perdeu gordura nessa região também!
Como podemos ver na figura ao lado, a “barriguinha” indesejada, é formada basicamente pelo acúmulo de gordura nessa região, e que por mais que a sua musculatura abdominal esteja forte, ela nunca vai aparecer se estiver coberta por uma “manta” de gordura.
Portanto, treine todo o seu corpo, não só os abdominais, qualquer exercício que promova gasto calórico, combinado com uma dieta adequada, auxiliará na redução do abdômen de maneira muito mais eficaz do que fazer 1.000 abdominais todos os dias!