exercicio
A história da Coca-Cola inicia com a chegada do farmacêutico John Pemberton na cidade de Atlanta nos Estados Unidos, logo após a Guerra Civil americana. Ele havia acabado de participar da guerra e estava disposto a mudar de vida, em busca de uma nova clientela que comprasse suas idéias e medicamentos. Por não ter nenhuma habilidade em vendas, sempre fracassou em suas criações, até conhecer o contador Frank Robinson, que acaba tornando-se sócio.
Foi lançada em 1884 a bebida alcoólica chamada “Pemberton's French Wine Coca”, anunciada como uma bebida intelectual, vigorante do cérebro e tônica para os nervos, sendo, inicialmente uma mistura de folhas de coca, grãos de noz-de-cola e álcool.
Em 1886 o crescimento religioso estava em alta e havia todo um movimento antiálcool. Nenhuma mulher ou homem decente poderia ser visto em lugares que fornecessem esse tipo de bebida. Neste mesmo ano, todos os estabelecimentos que vendiam álcool foram fechados e Pemberton e Robinson se viram na procura por outro produto que lhes rendessem dinheiro. No dia 8 de maio era vendida a primeira bebida conhecida atualmente como Coca-Cola, nome posteriormente dado por Frank Robinson, que utilizou a sua própria caligrafia para fazer o logotipo. O produto era um xarope com água carbonada, servidos em copos de vidro e misturados na hora de servir, que hoje se tornou uma das empresas mais conhecidas mundialmente e também uma das mais bem valorizadas de todos os tempos, em seu primeiro ano de operação em 1987 estavam em uma média de venda de 9 copos por dia que se tornou um prejuízo vendo isso Pemberton e Robinson distribuíram cupons grátis para estimular o consumo da Coca-Cola.
Mas devido a problemas de saúde e financeiros Pembertom se viu na obrigação de vender sua fórmula pelo valor de R$$ 1.750 dólares e, dois anos depois de ter inventado a bebida que acabaria por se tornar um dos maiores símbolos mundial. No mesmo ano Robinson procura pelo empresário e farmacêutico Asa