Exercicio TGE Formas De Governo
1°Ano - Direito - Matutino
Questões: Capitulos III e IV do texto “A teoria das formas de Governo”
1-) De acordo com Aristóteles, qual seria o critério para distinguir os governos “bons” dos “maus”?
Aristóteles explica em sua obra, de forma bastante simples, que existem 3 formas de governos retos, além de existirem também 3 formas opostas a estes governos.
Para explicar a diferença entre as formas de governo, Aristóteles utiliza dois critérios fundamentais, sendo “QUEM” Governa e “COMO” governa. Onde QUEM, faz referencia ao numero de pessoas em quem o poder reside, sendo em um (Monarquia - Tirania), poucos (Aristocrácia - Oligarquia) e muitos (Politia-democracia).
Analisando o segundo critério fundamental de Aristóteles, podemos chegar a resposta do questionamento, onde Aristóteles separa as formas de governo em “COMO” são governadas. Aristóteles define que os governos podem ser bons ou ruins, de acordo com a intensão e a forma com que governam. Se exercerem um governo, pensando no bem comum e com o objetivo de que todos os governados tenham uma vida boa e igual, este governo seria considerado bom. No entanto, caso o detentor do poder de governar, o fizesse de maneira a beneficiar apenas a si ou a algum grupo restrito de governados, este então, seria considerado um mau governo.
Destacamos que para Aristóteles, o bom ou mau governo, não estavam ligados a forma em que o governante realizava suas ações, se havia consenso ou utilizava a força para se impor, ou agia de forma legal ou ilegal, mas sim sobre o interesse com que governava, se era com interesse comum (Bom Governo) ou interesse pessoal (Mau Governo)
Cabe-nos explicar, que de acordo com este segundo critério, para Aristóteles, existem 3 formas boas, sendo Monarquia, Aristocracia e Politia. Além das 3 formas ruins de governo, sendo Tirania, Oligarquia e Democracia. Afirmando também que as formas boas ou ruins estão diretamente ligadas, sendo respectiva cada uma ao numero de pessoas em quem o