Exercicio sobre processadores
O processador é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador, por isso é considerado o cérebro do mesmo.
2. Com relação aos processadores, qual a diferença de Clock externo e Clock Interno?
O Clock Interno é o número exato na qual um componente é fixado como um processador que possui. Ex:(1.8 ghz). Já o Clock Externo é o valor que parece no componente só que esse valor não é o correto como por exemplo uma placa mãe que opera com FSB de 400 MHZ mas só trabalha a 20.
3. O que mudou em termos de conectores nos processadores Pentium II e Athlon.
O Pentium II, passou a usar um novo conector chamado Slot 1. Este conector era de uso proprietário, ou seja, a Intel não permitia a sua utilização por outros fabricantes. Novos processadores da Cyrix e AMD tiveram que continuar usando o Soquete 7, que sofreu melhoramentos e passou a ser chamado de Super 7.
A seguir a Intel criou uma variação do Slot 1, mas em forma de soquete. Era o chamado Socket 370. A AMD, por sua vez, criou um conector em forma de Slot, parecido com o utilizado pelo Pentium II, para usar com o seu processador Athlon. Era o chamado Slot A. Este mesmo conector foi posteriormente transformado em soquete, passando a se chamar Soquete A. Finalmente a Intel lançou um novo tipo de soquete para o seu novo processador Pentium 4. É chamado de Socket 423.
4. Qual o objetivo do lançamento do Celeron(Intel), Duron e Sempron(AMD).
O Celeron foi introduzido como uma resposta da Intel à perda do mercado de CPUs de baixo custo, particularmente para os Cyrix 5x86, AMD K6 e outros (como o IDT Winchip). A alternativa econômica da empresa até então era o Pentium MMX, que já há muito tempo não apresentava uma performasse competitiva.
O Duron foi lançado como uma alternativa de baixo custo ao próprio Athon, assim como a “rival” Intel o faz com o processador Celeron.
Os processadores Sempron eram de baixo custo, e utilizavam