EXERCICIO SOBRE BENS
1 – Conceitue Bem.
São aqueles que podem servir como objeto de relações jurídicas, são as utilidades materiais ou imateriais que podem ser objeto de direitos subjetivos, possuem valor econômico.
2 – Faça a distinção entre bem e coisa.
Todos os bens são coisas, mas nem todas as coisas são bens. Coisa é gênero, do qual bem se apresenta como espécie, com supedâneo no fato de que existem coisas que não têm valoração econômica, por conseguinte, não seria possível considerá-las bens. A coisa é tudo que existe, que não tenha valor econômico, não servindo assim a uma relação jurídica.
3 – Dê exemplos que justifiquem a importância da classificação de bens.
A classificação dos bens vem a ser operação lógica, tendo por finalidade facilitar a compreensão do instituto, agrupando várias e diferentes espécies, aproximando as que têm elementos comuns. O Código Civil adotou três critérios para classificar os bens, bens considerados em si mesmo, bens reciprocamente considerados e bens considerados em relação ao sujeito.
A classificação serve para unir as coisas, os bens que possuem as mesmas características. É importante para facilitar o estudo e as regulamentações desses bens.
4 – Dê a classificação dos bens considerados em sim mesmos.
Os bens considerados em si mesmos ( são levadas em consideração as características próprias desses bens)são classificados em corpóreo ou incorpóreo, móveis (semovente no CC de 2002 são considerados móveis) ou imóveis, fungíveis ou infungíveis, consumíveis ou inconsumíveis, divisíveis ou indivisíveis, singulares (coisa singular é aquela que é individual) ou coletivos (porção de coisas singulares reunidas em um só todo).
5 – Faça a distinção entre bens corpóreos e bens incorpóreos. Dê exemplos.
Corpóreos são bens que têm existência material, perceptível pelos sentidos humanos, como uma casa, um livro, um relógio. Incorpóreos são bens que não têm existência materializável, sendo abstratos, de visualização